Será que você é um mau líder?
O gestor é responsável por administrar a empresa e seus colaboradores, visando sempre alcançar resultados cada vez melhores.
Contudo, nem todos conseguem chegar a esse objetivo, sobretudo por possuírem as características de um mau líder!
Quer saber quais são? Continue lendo esse conteúdo! Aproveite para tentar identificar essas características em sua própria gestão, descobrindo se você é um bom ou mau líder.
Boa leitura!
O que é um mau líder?
Diferente do bom gestor, o mau líder é aquele que não inspira e engaja os colaboradores, possuindo uma equipe com baixa produtividade e rendimento.
Além disso, o comportamento negativo dessa pessoa acaba afastando excelentes talentos da empresa, seja devido à baixa inspiração proporcionada pelo gestor ou simplesmente por não ter seu trabalho valorizado.
Dessa forma, é comum em empresas que possuam um mau líder:
- Baixa produtividade da equipe;
- Pouco engajamento dos colaboradores nas atividades;
- Alto nível de rotatividade dos funcionários;
- Perda de profissionais talentosos;
- Rendimentos abaixo da média esperada.
Quais são as características de um mau líder?
Para descobrir os maus gestores, busque identificar as seguintes características:
- Foca apenas no resultado e não administra o processo;
- Não cria e segue um propósito para a empresa;
- Mantém-se distante da equipe, sem separar um momento para reuniões e feedbacks;
- Tem condutas antiéticas e sem integridade;
- Não é transparente em relação aos processos da empresa;
- Assume a responsabilidade dos resultados positivos — e culpa a equipe pelos negativos.
O que um líder não pode ser?
O papel do líder da empresa vai além de administrar o negócio e distribuir tarefas.
Na verdade, o gestor também é responsável por incentivar os colaboradores, diariamente, a alcançarem melhores resultados durante a execução das suas atividades.
Além disso, um líder deve estar sempre em busca de ferramentas e estratégias para ajudar seus funcionários a aumentarem o rendimento e produtividade, por exemplo, adquirir luvas de raspa para a equipe de solda.
E claro: estar presente e aberto ao diálogo, oferecendo feedbacks, entendendo as necessidades das equipes e solucionando problemas.
Então, características contrárias a essas — não ser incentivador, focar apenas no resultado, não oferecer feedbacks, manter-se distante da equipe… — são justamente aquelas que um líder não deve ter!
Erros que um líder não deve cometer
Para ser um bom líder e aumentar os resultados da sua equipe, é fundamental evitar os seguintes erros:
- Não reconhecer o desempenho dos funcionários: mostre aos colaboradores que você reconhece os trabalhos bem feitos, com gestos simples, como cumprimento, mensagens ou brindes.
- Não confiar informações importantes ao colaborador: você pode guardar dados sigilosos e dos clientes, mas também é necessário dar esse voto de confiança e compartilhar informações da empresa — relevantes a atuação do funcionário.
- Não oferecer feedbacks: as críticas são fundamentais para o crescimento de qualquer funcionário, pois o ajudam a visualizar os erros e continuar melhorando qualidades positivas.
- Não esclarecer dúvidas: antes de cobrar um bom desempenho, é necessário analisar se a comunicação entre você e os funcionários está clara, melhorando a qualidade da mensagem e respondendo todos os questionamentos.
O que um líder não deve falar?
Além de erros administrativos e comportamentais, a fala do gestor também deve ser analisada ao decidir se um determinado líder é bom ou não.
Afinal, como representante da empresa e responsável por seus funcionários, o profissional deve assumir uma postura respeitosa, independente do desempenho apresentado pelo colaborador a quem se dirige.
Então, um líder não deve falar:
- Frases desrespeitosas;
- Com teor depreciativo;
- Termos preconceituosos;
- Comparativos negativos entre funcionários.
Como lidar com uma liderança negativa?
Para conseguir lidar com uma gestão negativa é preciso manter-se focado em seu trabalho, buscando se destacar no trabalho e deixando de lado os comportamentos ruins do mau líder.
Além disso, não tenha medo de encarar os desafios e, se possível, converse com o gestor ou seus superiores, oferecendo feedbacks acerca dessas atitudes negativas.
Ah! Caso você tenha identificado as características de um mau líder em sua própria gestão, significa que está na hora de rever suas ações!
Elimine os comportamentos e atitudes negativas apresentadas acima, substituindo-as pelas características de um bom gestor.
Realize essa mudança interna e perceba, gradualmente, os resultados externos — tanto na sua equipe e empresa, como também em seu sucesso como profissional.
Você já trabalhou com um mau líder? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!
Até o próximo conteúdo!
Abraços.
Fernando Zanelli
2 respostas
Ola pessoas excelente noite…
Sempre um bom texto sobre assuntos bem diferentes. Realmente um bom líder sem competencia, conhecimento, respeito, educaçao e humildade, nunca terá bons resultados.
Parabéns e gratidao sempre.
Gilson – Técnico em segurança do trabalho
Olá Gilson, bom dia!
Muito felizes em receber seu comentário.
Fique conosco.
Abs,
Fernando