Quer vender mais? Conheça as Etapas de um Processo de Vendas efetivo

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Para sua Revenda ou Distribuidora de EPIs vender mais e melhor é necessário investir em planejamento. Concretizar novos negócios com mais assertividade não está atrelado somente a oferta de produtos e serviços de qualidade, mas, também, a um processo de vendas bem detalhado e funcional. Assim, o time de vendas otimizará suas atividades e fechará negócios com muito mais agilidade.

Mas antes de começar a planejar suas vendas, você deve dominar todo o processo. É interessante você saber que para um Processo de Vendas se tornar realmente efetivo, ele deve seguir algumas etapas cruciais. E é exatamente sobre estas fases que falaremos em nosso Blog Post de hoje.

O processo de vendas está totalmente atrelado ao seu funil de vendas – assunto que já comentamos em detalhes em outro Blog Post. Cada etapa deste processo representa uma fase do funil. Por isso, é interessante apostar no Processo de Vendas como ferramenta para a conquista de novos fãs e clientes – além, é claro, de vender mais e elevar sua margem de lucro.

Ao final do conteúdo, você descobrirá como funciona o Processo de Vendas, todas as suas etapas e como seu time de vendas pode otimizar tempo e conquistar ainda mais vendas para sua empresa. Vamos lá? Boa leitura!

Siga todas as etapas e crie um Processo de Vendas Efetivo

A parte mais importante de um Processo de Vendas Efetivo é a definição do Perfil do Cliente Ideal (ICP), mas este assunto é tão importante, que teremos um Blog Post só para ele, ok? 😉

Prospectar clientes, qualificá-los e fechar novas vendas. Esses são os passos de ouro que sua Revenda ou Distribuidora deve seguir. Veja, a seguir, como funciona cada uma dessas etapas e como elas podem otimizar os trabalhos do seu time de negócios. Agora, não tem mais desculpas para “turbinar” suas vendas de Avental de Raspa, Luva de Raspa e Luva de Vaqueta, não é mesmo?

1. Prospecção

Sabe aquele ditado de que ‘’a primeira impressão é a que fica”? Na fase de prospecção, ela é altamente relevante. Isso porque é nesse primeiro passo que você irá conquistar o seu potencial cliente, convencendo-o a conhecer mais a fundo sua Revenda, seus Produtos e suas Marcas.

Para que sua Revenda inicie um ciclo de vendas glorioso, vale dedicar um tempo maior a prospecção dos clientes. É válido salientar que essa fase é uma das mais complexas em todo o ciclo de vendas, já que as possibilidades de conversão são menores.

Otimize os resultados obtidos pela com a prospecção de clientes: avalie o momento ideal para contatar seu cliente, formule perguntas diretas e certeiras, justifique seu contato e deixe claro ao cliente seus próximos passos.

2.   Qualificação

Um dos grandes motivos da perda de oportunidades de venda é a falta de qualificação dos Prospects – ou a qualificação errônea. Em primeiro lugar, você deve entender as necessidades e anseios do seu Prospect, conhecê-lo mais detalhadamente. Depois, cabe ajustar a sua oferta ao perfil do potencial cliente.

Uma boa saída para planejar a qualificação dos Prospects é dividi-los em três grupos: os leads que irão comprar; aqueles que ainda não sabem quando querem comprar e os que se interessam pela sua oferta, mas que naquele momento não comprarão o seu produto ou serviço. A partir daí, concentre-se em definir as melhores estratégias para aqueles grupos que realmente podem gerar boas vendas.

Quanto a qualificação em si, duas perguntas principais devem ser consideradas:

  • Meu prospect já está consciente de seu problema?
  • Meu prospect sabe como este problema pode ser resolvido?

Encontrando o nível de entendimento do seu futuro cliente, você consegue qualificá-lo em caráter certeiro – oferecendo os materiais ideais para sua necessidade e, o mais importante, direcionando-o às possíveis solução.

3.   Fechamento

Fechar vendas de forma eficaz é o desejo de todo time de vendas. Nesse sentido, precisamos fazer um alerta: quase sempre, mesmo após educado, seu lead pode criar certas dificuldades em concluir o processo de compra, por inúmeros motivos. Para que essa fase se torne menos cansativa, é preciso demonstrar o senso de urgência a ele.

Uma vez que o lead entende a real necessidade de solucionar seus problemas naquele momento, dificilmente adiará a concretização da negociação. É neste momento que você deve demostrar todos os seus diferenciais, principalmente destacando-se da concorrência.

Dicas extras eficazes que potencializarão seus resultados

  • Direcione seus produtos ao público certo.
  • Qualifique seu time de vendas através de cursos, certificações e workshops.
  • Demonstre sua expertise no mercado.
  • Faça networking e encontre novas oportunidades dentro do seu nicho.

Agora que você já conhece as Etapas de um Processo de Vendas e sabe como torná-lo realmente efetivo, chegou a hora de rever a estratégia da sua empresa. Sabemos que pode se tratar de um assunto novo para você, mas estamos aqui para ajudar!

Caso tenha alguma dúvida sobre alguma das fases de um processo de vendas ou como turbinar as vendas de EPIs, deixe seu comentário e vamos conversar! Esperamos que nosso conteúdo tenha lhe ajudado. Siga acompanhando nossos posts e torne-se um expert em vendas.

Nos vemos na próxima semana,

Até breve!
Fernando Zanelli

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