Se você é um Profissional de Segurança do Trabalho e está pensando em empreender nesse ramo, vamos apresentar aqui dicas que vão ajudar na abertura de uma loja de EPI de sucesso. Continue lendo e confira.
Nos últimos anos, a fiscalização constante em empresas de diversos segmentos, o aumento na quantidade de acidentes em trabalho e a conscientização por parte de empregadores e trabalhadores, aumentou a procura por EPIs.
Além disso, a NR 6 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) prevê que empresas concedam obrigatoriamente Equipamentos de Proteção Individual aos funcionários.
Com isso, lojas que comercializam EPIs, acabaram ganhando espaço. Portanto, investir em uma loja de EPIs é uma excelente forma de empreender nesse meio e obter sucesso.
No entanto, é preciso se atentar a algumas questões para sobressair-se da concorrência. Confira algumas dicas que vão te ajudar a abrir uma loja de EPIs de sucesso.
Estude o mercado
O primeiro passo antes de iniciar o seu negócio no ramo é estudar o mercado de venda de EPIs. Em seguida, é hora de realizar uma pesquisa de mercado. Como o próprio nome diz, consiste em realizar uma pesquisa a fim de obter informações sobre o mercado que você pretende atuar.
Por meio dessa pesquisa você diminuirá as incertezas em relação ao negócio e terá mais facilidade para definir o seu público-alvo.
Você pode encontrar essas informações por intermédio de dados secundários, que podem ser obtidos na internet, nos sindicatos, revistas especializadas, em revendas, entre outros. Outra forma é através dos dados primários, em que é preciso realizar pesquisas, que geralmente são realizadas por empresas especializadas.
Mediante a pesquisa de mercado, você conseguirá identificar qual o nicho mais indicado para atuar e se destacar da concorrência.
Por fim, em posse de todas as informações, você saberá se na região pretendida existe a necessidade de uma loja de EPIs ou se é mais indicado uma loja online para atender o público-alvo definido.
Conheça os concorrentes
Outro ponto importante é conhecer bem os seus concorrentes. A melhor maneira de fazer isso é fazendo um benchmarking, que é o processo de avaliação da concorrência de forma a aprimorar o que tem trazido resultados nas empresas do mesmo nicho.
Sabendo o que está dando certo em outras empresas, você conseguirá avaliar onde poderá se diferenciar delas e aprimorar as suas estratégias de vendas, comunicação etc.
Defina o seu público-alvo
Conforme mencionamos, após a pesquisa de mercado ficará mais fácil definir qual será o seu público-alvo.
Por exemplo, condomínios comerciais precisam seguir algumas NRs relacionadas à saúde e segurança do trabalho. Uma delas é o PGR, que identifica os riscos químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos que os funcionários estão expostos.
Com essa identificação os responsáveis pelo condomínio devem fornecer obrigatoriamente aos colaboradores os EPIs de acordo com o tipo de atividade e o risco inerente a ela.
Lembrando que esse é apenas um exemplo, isso pode mudar com o tempo e você pode expandir a sua empresa e atender outros públicos também.
Defina os produtos que serão comercializados
Agora é hora de escolher quais produtos você irá comercializar na sua loja de EPIs. Lembre-se de levar em consideração o público-alvo definido.
Por exemplo, se o seu objetivo for atender condomínios comerciais, como exemplificado acima, alguns dos produtos que você precisa investir inicialmente são:
- Calçado de Segurança;
- Luvas de Proteção como, por exemplo, a luva de raspa cano curto;
- Óculos de Segurança;
- Máscaras;
- EPIs para o Trabalho em Altura;
- Cinto Ergonômico;
- Respirador;
- Coletes;
- Entre outros.
Encontre um local para instalar o estabelecimento
Se após você ter feito a pesquisa de mercado e ter identificado que o melhor caminho para o seu negócio é uma loja física e não uma loja online, veja a seguir algumas dicas para encontrar um local para instalar o seu novo empreendimento.
Nesse caso, para facilitar o atendimento aos seus clientes é fundamental escolher um espaço físico em um local onde exista uma grande circulação de pessoas. De preferência, que seja próximo de lojas de materiais de construção e lojas de tintas, por exemplo. Alguns diferenciais são estacionamento ou próximo a pontos de transporte coletivo.
Após definida a localização, não se esqueça de dar uma atenção especial a parte interna da sua loja de EPIs. O ideal é que os produtos fiquem expostos em prateleiras no balcão de atendimento, logo na entrada da loja.
Conte com fábricas de EPIs
Quando falamos em integridade física de trabalhadores é fundamental escolher produtos de qualidade. Por isso, escolher fornecedores de confiança, que ofereçam produtos certificados e que atendam às normas de segurança é de suma importância.
Ao montar sua loja, faça uma pesquisa minuciosa sobre os fabricantes e distribuidores disponíveis no mercado e opte pelos que oferecem garantia de padrão de qualidade e atendam as normas de órgãos reguladores, como a Zanel EPIs de Raspa e Vaqueta, por exemplo.
Conte com vendedores especializados
Um grande diferencial competitivo de uma loja de EPI é possuir um time de vendedores especializados na área de segurança do trabalho. Esses profissionais poderão dar o suporte necessário ao consumidor e realizar um atendimento personalizado focado na solução da demanda apresentada.
Tendo na sua equipe, profissionais como por exemplo Técnicos de Segurança do Trabalho, a possibilidade de conquistar e fidelizar clientes será muito maior.
Por exemplo, um vendedor que saiba explicar as propriedades e utilizações da luva de raspa cano curto ou da luva de vaqueta disponíveis na loja, ajudará muito mais o cliente do que apenas um vendedor que simplesmente mostra os modelos disponíveis em estoque.
Invista em comunicação
Mais um passo importante para ter uma loja de EPI de sucesso é realizar uma boa comunicação a respeito do seu negócio. Afinal, é por meio dela que as pessoas vão conhecer a sua loja e os diferenciais competitivos!
Atualmente, a melhor maneira de divulgar um novo empreendimento é utilizando os meios digitais. Como por exemplo, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Além disso, montar um e-commerce para expor os seus produtos é interessante. No entanto, é preciso avaliar se o seu público-alvo está na internet.
Caso seu público-alvo não use internet, ações físicas como letreiros, panfletos e folders podem ajudar na divulgação da sua loja.
Outra possibilidade é unir as duas formas de divulgação para alcançar ainda mais pessoas e aumentar as chances de sucesso da sua loja de EPI.
Apesar de toda a modernidade, ainda hoje, a divulgação boca a boca funciona muito bem. Por isso, contrate profissionais especializados para que o cliente possa ter uma boa impressão da sua loja e indicá-la para outras pessoas.
Não se esqueça do pós-venda
Oferecer um suporte no pós-venda para esclarecer dúvidas em relação ao uso do item ou solucionar problemas ajudará muito no sucesso do seu negócio.
Portanto, tenha uma equipe de funcionários responsável para dar todo o suporte necessário ao consumidor após a compra.
Legalize a sua loja de EPI
Por fim, é preciso que o seu estabelecimento seja legalizado e funcione dentro da legalidade. Para isso, o primeiro passo é obter o seu CNPJ junto à Receita Federal, solicitar o alvará de funcionamento à prefeitura municipal e demais documentações obrigatórias para operação.
Sugerimos que você contrate um contador para que ele possa cuidar de todos os trâmites legais e questões tributárias relacionados a abertura da sua loja de EPI.
Agora que você já sabe por onde começar a sua loja de EPI, confira este conteúdo complementar: Como abrir uma loja de EPIs.
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Um grande abraço e até breve!
Fernando Zanelli