Comprar com eficiência costuma ser um dos segredos do sucesso para determinados tipos de negócio. Afinal, adquirir produtos de qualidade a preços justos pode contribuir para o aprimoramento dos processos, sem gerar despesas desnecessárias para uma empresa.
Assim como os profissionais de qualquer outra área, os compradores precisam entender bem sobre as tarefas que executam, gerenciar bem seu tempo e serem dinâmicos para atuar sob níveis crescentes de pressão. Mas, além dessas competências básicas, esses profissionais também precisam desenvolver certas habilidades, especialmente quando o assunto é o relacionamento com fornecedores.
Sendo assim, preparamos para você, 6 técnicas de compradores altamente eficazes. Confira!
Objetividade
Ao iniciarem o processo de compra, os compradores de sucesso sabem bem como listar tudo aquilo de que precisam, não somente os produtos em si, mas também a relação de preços, prazos e formas de pagamento.
Agir assim evita que o profissional perca tempo iniciando conversas com fornecedores que não são capazes de atender aos pré-requisitos de determinadas compras, liberando tempo para outras tarefas mais importantes.
Autocontrole
Em função do elevado nível de pressão dentro da própria organização, alguns compradores transmitem pressa aos fornecedores e acabam criando um senso de urgência que não é favorável para a negociação.
Por isso, outra técnica dos compradores altamente eficazes é demonstrar autocontrole na hora de iniciar o processo, deixando claro que a empresa possui alternativas no mercado e que o fornecedor deve se sair bem para conseguir fechar o negócio.
Respeito
Muitos profissionais de compras se sentem orgulhosos ao fechar compras em condições que parecem quase surreais. No entanto, quando preço, prazo e forma de pagamento estão totalmente fora da realidade do mercado, geralmente isso é um indício de que o fornecedor não será capaz de atender a empresa no médio e longo prazo.
Os compradores altamente eficazes sabem até onde podem exigir de seus fornecedores na negociação em busca de condições vantajosas, sem fazer com que o parceiro prejudique suas operações ou abra mão de fazer negócios com clientes tão exigentes.
Visão abrangente
Mesmo que já tenham seus fornecedores frequentes e favoritos, os compradores de sucesso fazem levantamentos periódicos no mercado para conhecer as novas alternativas que possuem a sua disposição.
Essa técnica ajuda o comprador a saber como proceder durante as negociações, pois entenderá melhor a realidade do mercado em que os fornecedores estão inseridos.
Negociação interna
O comprador eficaz também sabe que, embora ele seja o único ponto de contato com o fornecedor, as decisões da empresa ainda costumam passar por outras áreas e colegas.
Por isso, outra técnica desses profissionais é avaliar se as compras que estão realizando atendem bem aos requisitos de cada processo, pois, assim, o próprio comprador poderá participar e contribuir para as decisões capazes de gerar ganhos para a empresa.
Organização
Os compradores eficientes também sabem que, para dar conta da elevada demanda no setor, precisam gerenciar bem suas tarefas no dia a dia. Por isso, é importante que esse profissional priorize as visitas e reuniões com os fornecedores cruciais para o negócio, delegando as demais sempre que possível. Isso ajuda a direcionar a atenção para esforços mais estratégicos.
Não se esqueça ainda, de que as relações de compra e venda precisam trazer vantagens para ambas as partes, somente assim, será possível estabelecer relacionamentos de longo prazo que irão trazer vantagens competitivas para o negócio.
E você? Conhece outras técnicas que podem ajudar a fazer compras mais eficazes em seu segmento? Deixe seu comentário para nós!
Até breve!