Você sabe o que é um Discurso de Vendas e por que você deve ter um?

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Conhecer o seu potencial cliente, desvendar sua jornada de compra, seguir técnicas de vendas e manter um processo de vendas efetivo são alguns pontos cruciais para vender o seu produto, agregar valor ao cliente e conquistá-lo para sempre.

No entanto, há outros pontos relevantes relacionados a arte de vender. O Discurso de Vendas é um deles.

Você já parou para analisar como apresenta as Soluções da sua Revenda de EPIs aos seus Prospects, por exemplo?

Em nosso blog post de hoje vamos definir o que é um Discurso de Vendas e porque você deve investir nele para vender mais e melhor. Acompanhe e turbine suas negociações!

Discurso de Vendas: ferramenta importante no processo de vendas

Enquanto muitos revendedores seguem a máxima de “empurrar” seu produto aos potenciais clientes e fechar a venda o mais rápido possível e de qualquer forma, há outros que dedicam mais tempo ao planejamento de suas ações, com foco inicial em um bom Discurso de Vendas.

E é exatamente isso o que você deveria começar a fazer a partir de hoje.

Acredite: desenvolvendo um Discurso de Vendas incrível você convence seu Prospect de que aquela solução realmente é a ideal para ele. Resultado? Vendas fechadas com mais facilidade e cliente satisfeito.

Quando você apenas fala, fala, fala e não agrega valor algum, as chances daquele Prospect se virar contra você são altas!

O que é e para que serve um Discurso de Vendas?

O grande trunfo de um Discurso de Vendas é estimular o Prospect a querer mais informações sobre o produto. Podemos utilizar um simples restaurante e seu cardápio como um exemplo.

Você foi ao melhor restaurante da cidade, consultou o menu e conheceu as opções oferecidas, acompanhadas de seus ingredientes e diferenciais. Em seguida, solicitou a um garçom uma explicação mais detalhada sobre o prato que escolheu.

Neste caso, o cardápio do restaurante funcionou como um discurso de vendas. O conteúdo atraiu a sua atenção e o estimulou a querer saber mais sobre o prato para, enfim, fechar o pedido.

É interessante saber que para um Discurso de Vendas realmente funcionar, ele deve atrair a atenção do cliente pouco a pouco.

Atenção: Oferecer num primeiro contato todas as informações detalhadas pode afastar o comprador, sem proporcionar ao vendedor a chance de persuadi-lo e convencê-lo a fechar negócio.

Como criar um Discurso de Vendas matador

Dificilmente vemos as empresas abordarem táticas para criar um Discurso de Vendas efetivo. Mas se sua Empresa ou Revenda de EPIs quer elevar a lucratividade e fechar negócios com mais recorrência nos próximos meses, vale aprofundar seus estudos.

Trouxemos para você algumas dicas incríveis para o seu Discurso de Vendas se tornar eficaz e relevante. Temos certeza que unindo estas dicas às demais que já compartilhamos aqui no blog, suas vendas de Luvas de Raspa e Vaqueta, Avental de Raspa e demais EPIs darão um upgrade!

1. Conheça o seu nicho de atuação

Quando o potencial comprador entra em contato com o vendedor a fim de conhecer mais sobre a solução e sanar dúvidas, ele precisa sentir confiança e segurança. Isso é, ele quer conversar com um vendedor que realmente entenda do assunto e conheça o seu nicho.

Uma boa dica é pesquisar sobre a sua empresa e, também, sobre a empresa do cliente, Você terá muito mais embasamento para montar um discurso de vendas seguro e agradável – principalmente ao comprador.

2. Seja espontâneo e natural

Os clientes de hoje já estão calejados de discursos prontos, sempre com as mesmas histórias. Por isso, é imprescindível fugir do “de sempre”.

Esqueça a ideia de manter roteiros prontos, iguais e forçados para todos os clientes. Isso soa muito robótico – e compradores detestam isso. Opte por um discurso personalizável e individual, que considera o trajeto traçado ao longo da conversa, pelo próprio cliente. Valorize a experiência do Prospect.

3. Apresente dados e cases relevantes

Nada mais certeiro do que trazer nas mangas números, dados quantitativos, qualitativos e exemplos de cases que deram certo.

Desta forma, você poderá comprovar que a sua solução oferece resultados e merece um voto de confiança! Outra opção interessante é citar empresas que estejam utilizando seus produtos ou serviços, bem como o desempenho por elas obtido.

4. Destaque as vantagens da sua Solução

O grande erro dos Discursos de Vendas é o uso de jargões batidos e clichês, como “Nossa empresa é a melhor do segmento” ou “Oferecemos a melhor solução para o seu problema”.

O que o Prospect quer saber, na verdade, são as reais vantagens do seu produto e como ele pode resolver determinada questão. Seja transparente nisso.

Seja direto e destaque as vantagens que o Prospect terá ao adquirir o seu produto ou serviço, EXPLIQUE, de fato, como poderá auxiliá-lo.

5. Faça o fechamento da venda

A concretização da venda deve ser feita somente quanto você já conhece, em detalhes, a dor do seu Prospect e como será possível ajudá-lo. Nesta última fase, vale ser bem específico na sondagem e nos questionamentos, a fim de oferecer a melhor solução ao Prospect.

Os cases e dados que mencionamos anteriormente também podem ser apresentados aqui, desde que o cenário do seu case seja semelhante ao do Prospect. Assim, ele consegue visualizar melhor a solução dentro da própria realidade!

Concluindo

Ao longo das informações e dicas discutidas em nosso blog post de hoje, podemos entender como uma conversa transparente e profunda com o seu Prospect pode ser crucial para o fechamento da sua venda.

Lembre-se de que, acima de tudo, o futuro comprador deseja resolver uma questão que, muitas vezes, está prejudicando sua produção, trancando seu faturamento e, principalmente, impedindo seu crescimento.

Nesse cenário, um bom Discurso de Vendas, junto a um processo de vendas efetivo, pode ser a chave do sucesso.

Você costuma dar a devida atenção ao Discurso de Vendas seguido pelo time de vendas da sua Revenda de EPIs? Reflita e compartilhe sua opinião conosco!

Até breve!
Fernando Zanelli

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