Abril Verde: Saúde e Segurança no Trabalho em foco!

abril-verde

Mas, afinal, o que é Abril Verde? Qual é o seu impacto no dia a dia das empresas, trabalhadores e sociedade? Quais campanhas podem ser aplicadas e como expandi-las durante o ano todo? Essas e outras perguntas serão respondidas neste conteúdo. Se ficou interessado, continue a leitura e saiba mais sobre o tema que está em foco na área de Saúde e Segurança do Trabalho este mês, mas deveria ser considerado todos os dias.

O que é Abril Verde?

Mas, afinal, por que Abril Verde? O mês de abril foi escolhido para abrigar o movimento a favor da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, pois ele envolve duas datas muito importantes para a área de Saúde e Segurança do Trabalho. Neste mês, temos o Dia Mundial da Saúde comemorado em 7 de abril, bem como temos o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho no dia 28 de abril.

Essa última data, foi instituída para lembrar as vítimas do desastre na mina de Farmington, que aconteceu em 1968 nos Estados Unidos. Nessa ocasião, 78 trabalhadores morreram devido uma grande explosão seguida de um incêndio. Esse acontecimento gerou muita comoção e, por isso, anos depois a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu o dia 28 de abril para reforçar a importância da prevenção.

Vale destacar que essas datas servem para marcar períodos de reflexão e discussão sobre os acidentes e doenças ocupacionais ocorridos e as formas de prevenção que podem ser utilizadas para evitá-los no futuro. Portanto, são dias em que são realizadas muitas campanhas para que a conscientização sobre este assunto chegue até os empregadores, os trabalhadores e a sociedade em geral.

A Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), vinculada ao Ministério do Trabalho, foi uma das precursoras desse movimento. Ela é responsável por vários estudos e pesquisas importantes na área de SST, que ajudam a fomentar campanhas mais assertivas de prevenção, bem como capacitações que contribuem para a formação de profissionais mais preparados para atuar nesta área.

Leia mais: NR5 em 2024: tudo que você precisa saber para implementá-la

Qual é o objetivo desse movimento?

O movimento Abril Verde tem como principal objetivo conscientizar os empregadores, os trabalhadores e a sociedade em relação à importância de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, que muitas vezes ocorrem por causa de um descuido por parte das pessoas envolvidas e pode ocasionar sequelas irreversíveis.

Além disso, o movimento também tem como objetivo promover a qualidade de vida do trabalhador, incentivar a prevenção com o uso adequado de EPIs e EPCs e debater as responsabilidades e as ações necessárias para que os ambientes laborais sejam mais seguros.

Vale destacar que desde a criação deste movimento houve uma melhora na compreensão sobre os riscos ocupacionais e as medidas de proteção. Por isso, o Abril Verde não pode ficar apenas restrito ao mês de abril, mas sim deve ser tratado o ano todo.

Assim, a probabilidade de conseguir resultados positivos em relação a redução dos acidentes e enfermidades no trabalho serão maiores. E o aumento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis será uma realidade nas empresas públicas e privadas do país.

Por que o Abril Verde é importante?

O Abril Verde representa um movimento muito importante para a área de Saúde e Segurança do Trabalho, pois ajuda a relembrar as empresas, as instituições, o governo, os trabalhadores e a sociedade em geral da importância de prevenir as enfermidades causadas no ambiente de trabalho.

Esse movimento não visa apenas a conscientização, mas também a criação de uma cultura de prevenção dentro dos ambientes de trabalho, sejam públicos ou privados. Assim como incentiva a notificação de todos os acidentes e doenças ocupacionais por parte das empresas. Dessa forma, o governo consegue entender melhor a realidade e criar políticas públicas mais eficientes.

O movimento Abril Verde tem muita expressividade, inclusive o Ministério Público do Trabalho (MPT) também faz campanhas relacionadas ao tema. Neste ano, o slogan é: “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”. A previsão é que sejam realizados seminários, audiências, iluminação em prédios públicos, entre outras ações.

Como promover as campanhas do Abril Verde?

As campanhas do Abril Verde têm como base a Lei 11.121/2005, que instituiu no Brasil o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A partir dela, órgãos públicos, entidades de classe, sindicatos e empresas começaram a criar suas campanhas de conscientização para evitar o aumento no número de acidentes e doenças ocupacionais no país.

Nesse caso, os órgãos públicos costumam promover eventos, como palestras, seminários, audiências, iluminação de prédios e monumentos públicos, divulgação de estatísticas atualizadas, lançamento de novas políticas públicas, entre outras ações. Além disso, podem usar as redes sociais para alcançar a população em geral e incentivar ainda mais a prevenção.

Já as empresas privadas, também fazem muitas iniciativas durante o mês de abril. Dentre elas, podemos citar as palestras de conscientização e orientação sobre os riscos ocupacionais e as formas de prevenção, uso correto dos EPIs e EPCs, bem como as campanhas de orientação sobre alimentação saudável, prática de atividades físicas, ergonomia etc.

Também é possível aderir a prática da ginástica laboral, oferecer frutas nos períodos de descanso dos trabalhadores, ofertar planos de saúde e seguros de vida etc. Além disso, as empresas podem manter os exames ocupacionais dos colaboradores em dia e incentivar que eles façam na data correta. Assim como criar outras campanhas que motivem os trabalhadores a participar.

Como a Zanel pode contribuir para esse movimento?

A Zanel atua desde 1998 no mercado de produção de EPIs de Raspa e Vaqueta. Com o intuito de oferecer os melhores EPIs para as empresas, desde aventais, blusões, luvas de raspa e vaqueta, calças, perneiras, ombreiras, mangotes, capuzes e mantas de raspa ou vaqueta.

Por isso, a Zanel há mais de 25 anos contribui com o movimento Abril Verde oferecendo os melhores produtos para garantir a segurança física e mental dos trabalhadores. Isso porque nossos EPIs de Raspa e Vaqueta são fabricados com alto nível de qualidade, ou seja, eles são confeccionados com couro legítimo e materiais de alto padrão, promovendo maior segurança das pessoas que os utilizam.

Lembre-se de que a conscientização sobre os riscos associados ao ambiente de trabalho e o uso correto de EPIs são fundamentais para garantir a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Então, você precisa incluir na sua empresa os melhores produtos do mercado. Para conhecer mais sobre os nossos EPIs, visite nosso catálogo ou entre em contato conosco.

Estamos à disposição,
Fernando Zanelli

cta_blog_zanel_ebook_guia

Posts Relacionados

esg-e-sst-entenda-relacao-e-beneficios

Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social, and Governance) tem ganhado destaque no...

prejuizo-por-nao-usar-epi

O não uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pode causar prejuízos e tornar uma...

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *