NR 35 e sua importância na Saúde do Trabalho

nr-35-e-sua-importancia-na-saude-do-trabalho-1

A NR 35 é a NR que propõe os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, que são consideradas todas as atividades executadas acima de 2m nas quais existem o risco de queda.

Além dos requisitos, a NR envolve o planejamento, organização e execução da atividade a ser realizada, garantindo a saúde dos que trabalham direta ou indiretamente na função.

A regulamentação é feita para assegurar que a empresa ofereça aos seus trabalhadores, treinamentos e capacitações, EPIs adequados, equipe de emergência e planejamento prévio da organização e execução de atividade.

Empregador e empregado são responsáveis pela prevenção de acidentes

Com a NR, também é assegurado que o empregador não é o único que precisa ficar atento às condições de trabalho e equipamentos utilizados, os empregados também possuem essa responsabilidade.

A função dos funcionários na prevenção é sempre estar atento às condições de trabalho e dos materiais, a fim de evitar acidentes com quedas de altura durante a realização de suas funções.

Também está previsto o direito de recusa por parte do trabalhador que se sentir inseguro com a realização de uma tarefa de risco. Esse direito é assegurado ao profissional que se sentir em risco ou que perceber um colega de trabalho sob risco de acidente.

É preciso manter a equipe atualizada

A necessidade de atualização dos procedimentos obrigatórios pelo responsável de segurança e saúde do trabalho é prevista de forma obrigatória na NR 35. Essa reciclagem deve ocorrer sempre que novos riscos ou soluções são identificados, devendo toda a equipe ser atualizada e treinada para o novo procedimento.

Exigências da NR 35

Para a realização de trabalhos em altura, é preciso respeitar alguns requisitos estabelecidos pela norma, tais como:

Capacitação e treinamento

Funções executadas por trabalhadores em altura acima de 2 metros só podem ser realizadas quando seus colaboradores forem previamente submetidos e aprovados em treinamentos.

Planejamento

Conforme diz a NR 35, todo trabalho em altura deve ser previamente planejado e organizado.

Sistema de proteção contra queda

É obrigatório o uso dos equipamentos e sistemas contra quedas em qualquer atividade que envolva riscos. Além de qualificados para desempenhar a tarefa, precisam ser aprovados por profissionais habilitados.

O cumprimento das exigências regulamentares é extremamente importante para evitar acidentes de trabalho, garantir a segurança do trabalhador e evitar que a empresa seja autuada.

A NR também inclui os que não estão envolvidos diretamente realizando o trabalho em altura. Para isso, é importante planejar e averiguar todos os envolvidos num possível acidente.

A importância dos EPIs no trabalho em altura

Os EPIs são indispensáveis para a execução do trabalho em altura, eles devem garantir a segurança do trabalhador e evitar que ele sofra quedas. Existem três tipos de ferramentas essenciais, cada uma para um nível de trabalho.

O cinto de segurança é utilizado em atividades superiores a 2 metros de altura e que apresentem risco de queda, a cadeira suspensa para atividades de deslocamento vertical e o trava-quedas de segurança, indispensável em atividades que realizam movimentação vertical em andaimes elevados.

É crucial que o empregado faça uso de todas as técnicas necessárias, verificando com cuidado todos os EPIs específicos para garantir sua proteção diária e o bom estado de conservação dos equipamentos.

Por que adotar a NR 35 nas empresas?

A NR 35 é fundamental para garantir a segurança em um canteiro de obra, combatendo uma das principais causas de morte na construção civil, a queda de altura. O descumprimento das orientações dessa Norma Regulamentadora é grave, na melhor das hipóteses, o resultado são multas e penalidades por parte do Ministério do Trabalho. O pior cenário, entretanto, é quando as consequências são ferimentos e mortes de trabalhadores.

O cumprimento das exigências das NRs exige planejamento prévio, por isso, as empresas de construção têm recorrido cada vez mais a ferramentas para organizar o atendimento a esses requisitos. Entre elas, softwares de gestão que ajudam na implantação e manutenção da obra.

Para evitar multas e garantir a segurança da sua equipe, que tal saber mais sobre a importância da linha de vida para o trabalho em alturas? Continue a leitura com esse outro artigo e aprofunde seu conhecimento no assunto.

E se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre multas e penalidades, deixa um comentário para a gente com o que você gostaria de ler por aqui. Suas sugestões são sempre bem-vindas!

Um grande abraço e até a próxima semana.
Fernando Zanelli

pesquisa_de_mercado_cta_recompensa_blog_zanel

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

Comentários

4 respostas

  1. Obrigada à Equipe da Zanel, representada pelo Sr. Fernando Zanel, por compartilhar informações que agregam conhecimento.
    Sucesso!
    Iara Stefanini
    Pensamento do dia: “Uma pessoa inteligente resolve o problema, um sábio previne”.

  2. Estou no segundo módulo Sst muito boa as informações inerentes aos conhecimentos que Estou adquirindo
    Obrigado estaremos atentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *