Regras de Ouro: DDS EPI – Você sabe quais são?

regras-de-ouro-dds-epi-voce-sabe-quais-sao

Você sabe o que significa DDS? DDS é a sigla referente ao método de Diálogo Diário de Segurança dentro das empresas, e tem como função promover mais segurança no trabalho para os colaboradores. Mas, você sabia quando ele surgiu?

Bem, essa ferramenta, bastante eficiente, surgiu na década de 90 como forma de prevenir acidentes dentro do local de trabalho e pode ser encontrada no regime interno de qualquer empresa, podendo ocorrer todos os dias, antes do início das atividades da equipe, com uma duração que pode variar entre 5 a 10 minutos.

Para isso, é preciso que a empresa faça um planejamento da abordagem para que haja um bom resultado final.

Que tal, inicialmente, falarmos um pouco sobre as funções do DDS para a sua empresa? Então, aqui vão algumas das funções básicas.

Conscientizar

A mais básica das funções do DDS é conscientizar os colaboradores de forma mais efetiva, alinhando suas atividades e garantindo a assertividade na prática de seus trabalhos.

Comunicar

Transmitir as informações através de algum gestor ou encarregado sobre assuntos pertinentes ao meio de trabalho. Um bom exemplo disso são os comunicados de hora extra, férias, aumento, entre outros.

Discutir

Sempre de maneira saudável, promover a discussão entre os colaboradores é uma excelente oportunidade em poder reconhecer e conhecer com clareza as opiniões dos funcionários, além de entender suas dificuldades e necessidades diárias.

Planejar

Por acontecer, normalmente, no início das atividades, o gestor deverá planejar exatamente como serão feitas as atividades e por quem serão realizadas.

Unir

A fim de evitar conflitos, que porventura possam afetar a dinâmica do trabalho, o DDS também é bastante utilizado para unir a equipe num propósito único.

Além de promover a discussão, é essencial fazer com que os colaboradores não se sintam coagidos ou inferiores no momento em que expõem suas dificuldades dentro do ambiente de trabalho.

Controlar

Por fim, o DDS também é uma excelente ferramenta de verificação, uma vez que se ocorrido no início das atividades, os gestores têm acesso a quem estava presente no horário previsto e poderão acompanhar a dinâmica de cada um.

Além disso, saber que há uma lista de presença é a evidência de que todos que estão ali presentes irão ser orientados sobre suas tarefas.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre as funções do DDS, é preciso entender sobre a sua importância para os colaboradores e como isso ajudará no desempenho das atividades.

Uma delas está na necessidade de fazer uso de EPIs como as Luvas de Raspa ou Luvas de Vaqueta. Entretanto, é preciso habilitar o funcionário para a utilização adequada desses equipamentos: daí, a importância de se realizar o DDS.

O uso de EPIs é essencial, sendo garantido por Normas Regulamentadoras. Entre elas temos as NR 18, 26, 32, 33 e 35.

NR 18

Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização para implementação e controle de medidas de segurança na indústria da construção civil.

NR 26

Estabelece padrões quanto a utilização de cores para sinalização de segurança no local de trabalho com finalidades preventivas e de delimitação de áreas, além de identificar quais são os equipamentos de segurança disponíveis no local.

NR 32

Estabelece diretrizes básicas de implementação de medidas protetivas à segurança e à saúde dos prestadores de serviços de saúde, bem como àqueles que exercem atividades que promovem a saúde em geral.

NR 33

Tem como a finalidade determinar as exigências e condições mínimas para o reconhecimento de espaços confinados e avaliar quais os riscos existentes no local. Tudo isso, com o objetivo de garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores.

NR 35

Considera que todo trabalho em altura, executado acima de 2 metros do chão, ou em qualquer situação em que haja risco de queda, deverá possuir condições especiais de segurança garantidas pelo empregador.

Desta forma, vemos que a existência do DDS é essencial para toda empresa, visto que ele auxilia o colaborador no uso correto dos EPIs e nos procedimentos de segurança, além de aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores e a sua produtividade.

Gostou do nosso conteúdo? Conheça também o nosso Guia Básico para o Mercado de EPIs disponível em nosso blog.

Estamos a disposição.

Até a próxima,
Fernando Zanelli

cta_recompensa_blog_zanel infografico_final

 

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *