8 dicas para incentivar o uso dos EPIs na empresa

uso-dos-epis-na-empresa

Os Equipamentos de Proteção Individual são indesejados por muitos funcionários que, infelizmente, tentam burlar as normas e não utilizá-los como deveriam, fazendo com que essa conscientização seja um dos itens mais buscados pelos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho e lideranças que atuam positivamente sobre o tema.

Assim, sempre há uma discussão sobre como garantir a sua a adoção – naturalmente – por cada colaborador durante as jornadas, inspirando o nosso artigo de hoje, que vem apresentar 8 dicas para incentivar o uso dos EPIs na empresa. Ficou interessado em saber mais sobre essa façanha? Então leia até o final e aplique as recomendações na sua rotina.

Por que há tanta resistência quanto ao uso dos EPIs?

Para progredirmos com ideias eficientes sobre como incentivar o uso dos EPIs na empresa é bom, também, analisar os motivos alegados pelos funcionários, tentando compreender os seus argumentos e utilizando tais informações no embasamento de estudos para a melhoria da adesão espontânea de cada um e no todo.

O próprio esforço em entender o lado dos trabalhadores já se torna bastante simpático, justamente por ser empático. O funcionário irá reconhecer que, ao pesquisar soluções que proporcionem mais conforto – sem perder a eficiência das funções de cada equipamento – há a intenção da empresa em facilitar a sua vida laboral, o que o leva a se empenhar em fazer a sua parte.

Isso porque, na maioria das vezes, apesar de concordarem com a importância dos EPIs, os consideram incômodos, prejudicando a execução de suas atividades. Além disso, é comum que também não consigam reconhecer os riscos levantados pelos profissionais de SST, achando que não são reais e há exagero nessa avaliação.

Por último, podemos identificar, ainda, a autoconfiança em excesso, principalmente quando ele já repete o mesmo modus operandi por longo tempo sem nunca ter se acidentado, adoecido e/ou lesionado, certificando, em sua mente, que o jeito de fazer é o ideal e que ele sabe mais do que quem o orienta diferentemente.

Confira 8 dicas para incentivar o uso dos EPIs na empresa

Não há dúvida de que o uso dos EPIs é fundamental para a segurança e a saúde dos funcionários em diversas atividades e, para garantir que eles os utilizem corretamente, veja essas 8 dicas para incentivar o uso dos EPIs na empresa, com resultados muito eficientes:

Participação

  1. Envolva os funcionários no processo de levantamento dos riscos e especificação dos EPIs, fazendo com que os compreendam, assim como as medidas de prevenção e controle, e as respectivas consequências do descumprimento das normas.

Treinamento e conscientização

  1. Realize treinamentos sobre os riscos associados às atividades, a importância dos EPIs indicados e as instruções corretas para uso, conservação, manutenção e troca;
  2. Verifique o nível de conscientização: observe se os colaboradores já agem corretamente sem estarem sob vigilância e monitoramento, ou seja, fazem a coisa certa espontaneamente (é a chamada “cultura de segurança”);
  3. Crie incentivos para o uso correto dos EPIs, como premiações ou bonificações.

Fornecimento e troca

  1. Disponibilize e mantenha EPIs de alta qualidade facilmente acessíveis, com reposição rápida em caso de danos ou perda.

Monitoramento e disciplina

  1. Faça o monitoramento quanto ao uso dos EPIs por meio de inspeções in loco, averiguando se estão sendo utilizados corretamente. Em caso de desvios, adote medidas disciplinares.

Exemplo positivo

  1. A utilização dos EPIs é uma regra geral, sem exceções. Então, toda a liderança deve dar o exemplo, demonstrando a importância do seu uso adequado.

Dica de ouro

  1. Uma medida informal, porém, eficaz, é convidar os funcionários mais rebeldes (aqueles que geralmente influenciam o grupo contra a SST) para ajudar em todo o processo (desde a avaliação dos riscos até a escolha dos EPIs). Assim, eles se sentem responsáveis, passando a colaborar no convencimento de todos a favor dos EPIs.

Gostou dessas 8 dicas para incentivar o uso dos EPIs na empresa? Concorda com todas? Quantas já adotou? Se não, experimente e veja como realmente apresentam ótimos resultados. Nunca se esqueça, também, que qualidade e conforto são fundamentais, por isso, escolha os EPIs em raspa e vaqueta – como luvas de raspa e avental tipo barbeiro – da Zanel, uma empresa que oferece excelentes EPIs em Raspa e Vaqueta.

Se o artigo foi útil, leia esse outro que também fala sobre o tema. Deixe, ainda, seus comentários abaixo e vamos continuar conversando.

Um grande abraço e até breve!
Fernando Zanelli

cta_blog_zanel_ebook_manual

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *